Tweet

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Entrevista ping pong com jornalista Wagner Oliveira



1) Quais assuntos de mais destaques em pauta estas ultimas semanas ? 

Sem duvida, foram as chuvas que voltaram a causar problemas para várias     cidades     Pernambucanas.
Menos de um ano, depois da destruição provocada na Mata Sul, os municipios sofreram tudo outra novamente e o Recife ficou com muita água dessa vez.

2)Qual a maoir dificuldade que você encontra na elaboração das reportagens ?
As vezes, o repórter tem uma informação importante, mais não consegue encontrar ninguem para confirmar essa informação. Essa é uma das maiores dificuldades. Outra coisa ruim é você precisar de um personagem para sua matéria e não encontrar.

3) Como é seu dia- dia na redação do Jornal ?

O cotidiano de todo jornalista é muito agitado.Temos que ler Jornais, sites, emails, e pensar em pautas, principalmente as diferenciadas. Um dia da semana tenho a função de produzir a edição de Vida Urbana, nos outros fico na edição das matérias dos colegas. Às vezes, também escrevo materias, geralmente na área de polícia.

4)Wagner já ocorreu de você escrever uma materia e a mesma teve reação inesperada pelo público ?  

Toda materia causa reação em alguma pessoa, materias de policia sempre causa muita polêmica. Teve uma denuncia que fiz sobre as regalias para presos dentro do Anibal Bruno, e no dia seguinte, o diretor do presidio foi exonerado.
Mas uma que me chamou atenção, foi a de um show de Fábio Júnior que eu fiz e disse que ele estava velho, cansado e de cabelos brancos.
Recebi várias reclamações de leitoras dizendo que eu também iria envelhecer.(rsrsrsrrsr)

5) Wagner você sempre escreveu para a editorias de Cidades ?
Sempre estive ligado a esta área. Trabalhei na Folha na editoria do Grande Recife e depois vim para o Diario de Pernambuco para a editoria de Vida Urbana. Passei dois anos no Aqui Pe, em Polícia/Cidades e há dois meses voltei para o Vida urbana.

6) Qual reação você espera quando escreve uma matéria ou reportagem ?
Que ela consiga atingir o maior público possivel e ajude a resolver oproblema de alguém ou mude a situação que está errada.

7)já aconteceu alguém fato inesperado ou que te emocionou na apuração de alguma matéria ?

Inúmeras vezes. Já vi muitas cenas feias, principalmente de mortes, entrevistei pessoas frias,que negavam seua crimes com a maior tranquilidade. Uma das piores coisas de cobrir são enterro de pessoas que foram assassinadas. quando é criança pior ainda.

8) Wagner você se sente realizado com o trabalho que exerce ?

Sim. Gosto muito do que faço. Não me vejo por enquanto fazendo outra coisa.

9) A questão da imparcialidade é um assunto bem dicutido na faculdade, para elaboração das matérias, você acredita que existe um jornalista imparcial ?
Todos nós tentamos ser imparciais, no entanto algumas vezes, a posição da empresa onde trabalhamos nos obriga a dar um tom diferente em algumas coberturas, isso acontece em todos os meios de comunicação.

10) Como é realizado a ronda na editoria de Cidades ?
Aqui na editoria Vida Urbana nossa ronda é feita, pelo pauteiro que chega as 7h. São verificados todos os e-mails, além das redes sociais e são feitas várias ligações para vários orgãos públicos como delegacias, hospitais, prefeituras... à tarde outra pessoa assumi essa função.

Mensagem de Wagner  Oliveira
Antes de qualquer coisa, quem está fazendo Jornalismo tem que está certo de que não busca aparecer na televisão. Jornalismo não é só isso. Impresso te dá muito mais liberdade e conhecimento. Mas é preciso gostar de ler, ser observador e ter iniciativa. Ah o bom, português é fundamental.
O resto vem aparecendo com o tempo.


Por
Millane Lima



Nenhum comentário:

Postar um comentário